Caso bastante interessante de uma paciente, personal Training, com suspeita de onicomicose no hálux esquerdo. Esta paciente foi encaminhada pela Dra. Rossana Sette, Micologista clínica, que realizou um exame micólógico da mesma com um resultado negativo. Quando a paciente chegou ao meu consultório ela apresentava onicólise e uma espessa hiperceratose subungueal, a unha apresentava uma curvatura bastante acentuada, possivelmente causada pela formação da hiperceratose subungueal. A paciente relatou que quando foi realizar o exame micológico não havia se preparado adequadamente, havia esmaltado as unhas dois dias antes da coleta, isso poderia realmente ter influenciado no resultado negativo do exame. Resolvi então solicitar um novo exame após uma adequada preparação da paciente.
Uma vez que o resultado do exame micológico foi negativo iniciamos um tratamento ortésico, partindo da ideia que a compressão do leito pela unha esteja causando a formação hiperceratósica. |
Na segunda troca de órtese já se observava uma diminuição da curvatura e consequentemente da hiperceratose. |
Com tudo isso vale evidenciar que nem tudo o que aparenta ser uma onicomicose de fato é. O podólogo deve respeitar seus limites de atuação e não praticar aquilo que não se enquadra na nossa habilitação profissional.
Onde encontro o contato para atendimento?
ResponderExcluir