Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2017

Dermatoscopia de máculas hipercrômicas

As máculas hipercrômicas que ocorrem na pele, por vezes até nas unhas, em alguns casos devem ser acompanhadas de perto quando apresentam sinais de potencial malignidade. Para isso aplicamos a avaliação clínica por meio de Dermatoscopia. Aplicamos a regra do A, B, C, D e E. Melanoma localizado no hálux de paciente que buscou serviço podológico profilático. A = assimetria bilateral B = bordas irregulares C = cores diferentes na mesma lesão D = diâmetro, maior que 4 milímetros E = espessura, relevo irregular Mais de um sinal já merece atenção, mas algumas são tão pequenas que nem conseguimos avaliar a olho nu, então utilizamos o dermatoscópio para, ampliando a imagem em até 400 vezes, ter maior clareza na avaliação. Abaixo temos alguns modelos de nevos melanocíticos benignos.

Tratamento de Onicomicose com PDT

Boa tarde meus amigos, gostaria de compartilhar um caso muito interessante com vocês. Em dezembro de 2016 comecei a acompanhar uma paciente com suspeita de onicomicose subungueal distal e lateral (OSDL) em ambos os hálux. A primeira medida a se tomar é sempre a realização de um exame micológico para se ter certeza de que o tratamento adequado é a terapia antifúngica. Realizamos a coleta de material. No exame micológico direto foram identificadas estruturas fúngicas unicelulares, hialinas e blastoporadas (células de leveduras), já no exame de cultura realizado em meios seletivos, houve o crescimento de numerosas colônias de Candida albicans . Iniciamos o tratamento de PDT (terapia fotodinâmica) com luz LED, utilizando protocolo e fotorreagente próprios do Instituto Ítalo Ventura de Podologia. O tratamento foi iniciado em Janeiro no dia 26, durou 5 meses e agora seguimos acompanhando até  completa remissão do aspecto saudável das unhas. Há pessoas que tem uma enorme

Boas vindas!

Olá Pessoal, este é o meu novo espaço de compartilhamento de conteúdos sobre a podologia e a saúde em geral. Aqui vamos discutir casos clínicos, vou apresentar a minha terapêutica e forma de trabalho, bem como vou dividir um pouco das minhas experiências pessoais nas diversas viagens que faço pelo Brasil e pelo mundo por causa da podologia. Espero que seja útil a nossa troca de experiências. Desde já agradeço por visitarem o meu blog. "Mas na profissão, além de amar tem que saber, e o saber leva tempo para crescer!" (Rubem Alves)